Enviar e-mail

SPORTING CLUBE DE AVEIRO PRESENTE NA HOMENAGEM AO SEU PRESIDENTE, ENGº LAURO MARQUES



Decorreu na passada 6ª F, numa unidade hoteleira da cidade, uma homenagem ao engº Lauro Marques, promovida pela confraria dos Ovos Moles e ADERAV.

O clube fez-se representar, pelo presidente da AG, Dr Artur Cunha, elementos da sua direção, nomeadamente Dr Rui Neto Brandão, Eng Manuel Jerónimo, Engº Nuno Silva, Engº Orlando Martins, Prof Jorge Crespo, ex directores, Dr António Neto, Vitor Abrantes e Nuno Marques, presença também da funcionária Andreia Tavares.

Foi entregue em nome do clube e pelas mãos do Vice-Presidente, Rui Neto Brandão uma salva de prata, onde foi gravada a frase;

A liderança visionária do Eng. Lauro Marques é um legado inspirador para todos nós

 

Direção do Sporting Clube de Aveiro

 

21.07.2023

 

Deixamos aqui um pequeno resumo da pessoa, presidente do SCA;

 

Lauro Amando Ferreira Marques, nascido 22.02.1931, sócio do clube desde 15.10.1963 atualmente sócio nº 4 e presidente do clube desde de 8 de Maio de 1981.

A sua liderança, foi sempre na base da combatividade em prol do engrandecimento do clube.

Foi sempre um dirigente visionário, onde destacamos a sua ampla envolvência na melhoria constante das infraestruturas do clube, projetista do centro náutico na década de 70, envolvência na primeira construção do pavilhão de vela e canoagem, década de 80, e recentemente remodelado, onde dá o nome à sala de reuniões, luta titânica, na construção das actuais piscinas do SCA, um percurso longo com mais de 20 anos, mas não meteu água e as piscinas são uma realidade, concretizando assim um dos seus grandes sonhos. As mesmas e fruto da constante necessidade de modernização, têm sofrido ao longo da sua existência melhorias constantes ao nível da tecnologia, e mais recentemente com a inclusão de painéis solares e fotovoltaicos. No entanto há sempre desafios presentes nomeadamente a construção da sede do clube, requalificação do espaço envolvente e bancadas.

Marco na história do clube e mais uma vez com o seu contributo precioso, por despacho de 12 de Outubro de 1982, pelo então primeiro ministro, Aníbal Cavaco Silva, o SCA foi declarado instituição de utilidade publica.

A sua personalidade e reconhecimento, permitiram sempre abrir portas, nos mais diversos organismos, aos quais o clube teve que recorrer no sentido de obter os sempre necessários apoios pecuniários para a execução destas obras.

Paralelamente sempre foi um leader que privilegiou o diálogo e o trabalho em equipa, procurou sempre rodear-se das pessoas certas para os lugares certos o que também é um contributo para a dinâmica e visibilidade do nosso clube, além de uma particular atenção e carinho para com os colaboradores e funcionários da instituição.

Durante a sua longa presidência, o clube somou diversos sucessos desportivos nas modalidades de canoagem, vela e natação, de onde se destacam títulos nacionais, internacionais, europeus e até um título mundial na natação adaptada.

Atualmente é um clube dedicado às modalidades de natação, com uma escola de natação com cerca de 1400 alunos e composta pelas vertentes de natação adaptada, masters e natação pura, vela e vela adaptada com cerca de 100 alunos e canoagem, também com cerca de 100 atletas. Temos em funcionamento a secção de campismo e somos sócios fundadores da federação portuguesa de motonáutica. Somos cerca de 1100 sócios pagantes.

 

RNB4.JPG

RNB1.JPG

direcção 1.JPG

 direcção 2.JPG


25

Jul

Parceiros

 

Patrocinadores