Enviar e-mail
 
Desde 1951 a fomentar a prática desportiva na Cidade de Aveiro.

 

 

g3432.png

 

Bem vindo ao Sporting Clube de Aveiro!

21 de Março de 1951




História

O Sporting Clube de Aveiro, SCA, fundado em 21 de Março de 1951, é uma associação desportiva, cultural e recreativa, constituída como pessoa colectiva de direito privado e declarada de utilidade pública, nos termos do Decreto Lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta no despacho publicado no Diário da república, II serie, nº 245 de 22 de Outubro de 1982, pelo seu contributo em prol do desporto. Em 21 de Março de 1951, uma comissão de sportinguistas, da qual são relembrados os nomes de José Clemente, Capitão Aristides, António Massadas Rino e Júlio Simões, pessoas na altura muito ligadas ao desporto, tiveram a iniciativa de fundarem o clube. A primeira sede, situou-se na Av. Dr. Lourenço Peixinho, próximo da estação da CP, num edifício que foi sede do Futebol Clube de Aveiro de onde nasceu o actual Sporting Clube de Aveiro. Na sua primeira década de existência, a motonáutica foi a secção de maior notoriedade, tendo sido seus entusiastas, entre outros, Manuel Alves Barbosa, Engº Soares Pinheiro e Carlos Mendes. Seguidamente a secção de ginástica, década de 60 e 70, teve também uma grande fase de expansão, tendo o clube na altura tido campeões nacionais. A secção de natação, deu as suas primeiras braçadas, em 1971, nas piscinas municipais de Coimbra, onde uma classe se deslocava uma vez por semana. Em 1975, com a conclusão da então piscina da Direcção Geral de Desportos, organizou as suas escolas de natação, tendo ao longo de praticamente as décadas de 70 e 80 , dominado o panorama da natação regional, chegando a ter nadadores medalhados ao nível nacional, Pauça Borges e Germano da Velha, vice-campeão e campeão nacional respectivamente. Em 18 de Setembro de 1999, teve finalmente, as suas próprias instalações, com a inauguração da sua actual piscina, em cerimónia conduzida pelo então secretário de estado, Dr. Miranda Calha. Na canoagem, esta secção criada em 1986, também se orgulha de ter estado representada, pela sua atleta Sandra Matos, nos campeonatos da Europa e Mundiais de Juniores. Actualmente o Sporting Clube de Aveiro conta com as secções de Natação, Vela, Canoagem e Campismo.





Missão

O Sporting Clube de Aveiro tem como fins promover a educação física, moral e intelectual dos seus associados, fomentar a prática do desporto, tanto na vertente da recreação como na de competição, bem como atividades culturais e quanto, nesse âmbito, possa concorrer para o engradecimento da cidade e de Portugal.





Símbolos do Clube

Os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca e o "leão", significando este a força, destreza e lealdade, que devem constituir apanágio de toda a sua atuação desportiva. O estardarte do Clube é de pano de seda verde, de forma retangular, tendo inscrito no seu primeiro terço, um leão a ouro, sobre a haste de uma âncora a negro, sob cujo cepo, em ambos os lados do anete, estão apostas as iniciais S. e C., de cor branca bordada a negro, tendo sobre os braços da âncora, interrompendo-as, a palavra Aveiro, escrita a letras brancas.

 




Sócios

 O Sporting Clube de Aveiro dispõe de uma zona social exclusiva para os sócios no Pavilhão Vasco Aguas. A "Sala Eng. Lauro Marques" é um local de convívio privilegiado para disfrutar da vista para a Ria de Aveiro.

 

 

 

 

 

 

Medalha de Mérito Desportivo do Município de Aveiro




Parceiros

 

Patrocinadores