Enviar e-mail

Caros encarregados de educação:
 

1 - A partir da presente data os boletins referentes aos exames médicos devem ser retirados por cada atleta através do seguinte link;
http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=30
 

2 – Os mesmos podem ser feitos por cada atleta através do seu médico ou contactos, ou através do clube na Clinica Sá Barrocas, com as seguintes condições;

Relativamente à época 2016/2017, mantemos as mesmas condições, 15€ por consulta, inclui, Consulta Médica, Eletrocardiograma e Teste de Visão. (encargo suportado por cada atleta )
Temos o Médico de Medicina desportiva na nossa clinica, às segundas terças e sextas todo dia para assim darmos mais apoio e disponibilidades para a marcação das consultas.
INFORMAÇÃO OFICIAL RETIRADA DO SITE DO IPDJ
(deve ser lida atentamente )
 

EXAME DE AVALIAÇÃO MÉDICO-DESPORTIVA
 

- Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos praticantes desportivos para o desempenho da sua prática, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem.
- Neste quadro, o exame médico-desportivo torna-se obrigatório, em todas as situações e para todos os praticantes desportivos, árbitros, juízes e cronometristas filiados ou que se pretendam filiar em federações dotadas de utilidade pública desportiva.
- A realização de exames de avaliação médico-desportiva é condição necessária para que qualquer praticante desportivo, árbitro, juiz e cronometrista se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respetiva federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva.
 

QUEM É OBRIGADO A REALIZAR:

Os exames de avaliação médico-desportiva são obrigatórios para:
 

a) Praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento;
b) Praticantes desportivos filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva;
c) Árbitros, juízes e cronometristas filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva.
 

ONDE DEVE SER REALIZADO:

Pode ser realizado por qualquer médico mediante o preenchimento de impresso próprio para realização do exame. Não é exigida especialização ou uma particular qualificação médicas para a realização do exame de avaliação médico-desportiva geral, excetuando os casos seguintes:
 

1. praticantes inscritos no regime de alto rendimento;
2. nos casos em que se mostre justificado o aconselhamento médico-desportivo face a contraindicações relativamente à modalidade que pretendem praticar;
3. no caso de sobreclassificação de um praticante desportivo para além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade.
 

É obrigatória a realização do exame médico-desportivo nos Centros de Medicina Desportiva de Lisboa, Coimbra e Porto aos praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento (caso 1) e exames de sobreclassificação (caso 3).

Nos casos em que se mostre justificado o aconselhamento médico-desportivo face a contraindicações relativamente à modalidade que pretendem praticar, os praticantes desportivos devem, em alternativa, ser direcionados:

a) Para o centro de medicina desportiva da respetiva área geográfica de intervenção;
b) Para um médico com formação específica reconhecida pelo colégio da especialidade de medicina desportiva da Ordem dos Médicos; ou
c) Para um médico titular do curso de pós-graduação em Medicina Desportiva aprovado por aquele órgão (n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 345/99);
 


Os Centros de Medicina Desportiva têm as seguintes áreas geográficas de intervenção:
 

- Centro de Medicina Desportiva do Porto - distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real;
- Centro de Medicina Desportiva de Coimbra - distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu;
- Centro de Medicina Desportiva de Lisboa - distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.
 

QUANDO DEVE SER REALIZADO:
 

O exame de avaliação médico-desportivo tem validade anual, devendo ser realizado no momento da primeira inscrição dos agentes desportivos nas federações desportivas e ser renovado apenas no mês correspondente à data de aniversário do seu titular.
 


O QUE PRECISO PARA O REALIZAR:

- Para realizar o exame de avaliação médico-desportiva é necessário dispor de um impresso próprio.
- O impresso próprio pode ser obtido nos Centros de Medicina Desportiva de Lisboa, Coimbra e Porto ou em qualquer Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
- A decisão médica dos exames de avaliação médico-desportiva deve constar de impresso próprio, sob pena de ineficácia.
 

O Responsável Técnico do SCA

Jorge Crespo
Aveiro 19.9.16

Parceiros

 

Patrocinadores

 

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades.